Postagem em destaque

Success Case SPC Brazil & Oracle - Information Security - 2015

http://medianetwork.oracle.com/video/player/4120352136001

sábado, 5 de dezembro de 2009

Como fazer um bom networking !

"Networking ou notworking?"

Atualmente, a concorrência no mercado de trabalho é maior e os profissionais têm o mesmo perfil. Por isso, o networking é fundamental, na minha visão. Além disso, a maioria das vagas de emprego são conseguidas por recomendação de outras pessoas.

Uma das dicas é expressar simpatia. "Elogie, mas somente se for sincero. Interesse-se pelo outro de verdade, pois a pessoa percebe o afeto", é importante ouvir e tentar aprender coisas. "É preciso se desarmar, tentar aprender coisas com as pessoas. E tratar as coisas com humor e leveza."

Perder a vergonha também faz diferença na hora de fazer e manter o networking. "Apresente-se e reapresente-se". E as relações não devem se resumir aos profissionais da área. "Converse com o porteiro, com o taxista, a tia do café. Com isso, você obtém informações importantes, que podem ajudar a ter uma conversa mais personalizada e quebrar o gelo nos primeiros contatos."

Eu chamo atenção também para o respeito. Eu recomendo não ligar ao celular da pessoa nas horas livres e não ficar tentando sempre se impôr suas ideias. "Fuja do chavão, respeite a inteligência das pessoas."

Porém, é importante que o networking seja cultivado sempre. "Não é algo que dá para fazer na hora que você precisa. É um jeito de viver", diz Caldini. A via deve ser de duas mãos. "Retribua, seja útil, ofereça-se para ajudar."

Digo, algumas pessoas temem fazer networking. "Elas têm medo de serem vistas como alguém que usa as pessoas. Porém, esse relacionamento é algo que é aceito, faz parte do jogo".

O networking é difícil de construir, mas fácil de destruir, alerto. Fofocar, falar mal da empresa, da concorrência, exagerar no sarcasmo são perigosos para o networking. Mentir também é arriscado e dá trabalho. "E nunca se esqueça que de nada adianta ter networking sem eficiência profissional".


Não podemos esquecer que atualmente poucas Inovações acontecem, o momento é investir em "Relacionamento", esse é o grande diferencial daqueles que pensão em se desenvolver como Pessoa e Profissional.

Longinus Timochenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário